.m.u.n.d.o.n.e.u.t.r.a.l.

quarta-feira, abril 14, 2010











O outro Brasil que vem aí


Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
de outro Brasil que vem aí
mais tropical
mais fraternal
mais brasileiro.
O mapa desse Brasil em vez das cores dos Estados
terá as cores das produções e dos trabalhos.
Os homens desse Brasil em vez das cores das três raças
terão as cores das profissões e regiões.
As mulheres do Brasil em vez das cores boreais
terão as cores variamente tropicais.
Todo brasileiro poderá dizer: é assim que eu quero o Brasil,
todo brasileiro e não apenas o bacharel ou o doutor
o preto, o pardo, o roxo e não apenas o branco e o semibranco.
Qualquer brasileiro poderá governar esse Brasil
lenhador
lavrador
pescador
vaqueiro
marinheiro
funileiro
carpinteiro
contanto que seja digno do governo do Brasil
que tenha olhos para ver pelo Brasil,
ouvidos para ouvir pelo Brasil
coragem de morrer pelo Brasil
ânimo de viver pelo Brasil
mãos para agir pelo Brasil
mãos de escultor que saibam lidar com o barro forte e novo dos Brasis
mãos de engenheiro que lidem com ingresias e tratores europeus e norte-americanos a serviço do Brasil
mãos sem anéis (que os anéis não deixam o homem criar nem trabalhar).
mãos livres
mãos criadoras
mãos fraternais de todas as cores
mãos desiguais que trabalham por um Brasil sem Azeredos,
sem Irineus
sem Maurícios de Lacerda.
Sem mãos de jogadores
nem de especuladores nem de mistificadores.
Mãos todas de trabalhadores,
pretas, brancas, pardas, roxas, morenas,
de artistas
de escritores
de operários
de lavradores
de pastores
de mães criando filhos
de pais ensinando meninos
de padres benzendo afilhados
de mestres guiando aprendizes
de irmãos ajudando irmãos mais moços
de lavadeiras lavando
de pedreiros edificando
de doutores curando
de cozinheiras cozinhando
de vaqueiros tirando leite de vacas chamadas comadres dos homens.
Mãos brasileiras
brancas, morenas, pretas, pardas, roxas
tropicais
sindicais
fraternais.
Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
desse Brasil que vem aí.


Poema escrito em 1926 e publicado no livro "Poesia Reunida",
Gilberto Freyre.

quarta-feira, maio 28, 2008

Olhas o amanhecer

Olhas o amanhecer Alphonsus de Guimaraens Filho¹

Olhas o amanhecer,vives o amanhecer como o único instanteem que o céu é entreaberto segredo de um deus mudo.
Espera: algo vai se revelar e deves estar prontopara mergulhar teu sonho num poço de luz casta.
O intocado te espera. E amanhece. E te iluminascomo se trincasses com os dentes a polpa do absoluto
Ária ao violãoQue sonâmbula campânulaembala o íncola na ínsulacampanulando?
Cantagalo cantagálicono áulico tez gaulesacantagalando.
Só, na sombra solitáriaestrelinha latejanteé chama, é flor, e madruganum rio que ri ou geme,campanulando.
Sobre a memória maduraa cálida, a alva auroradesce doce se incorpando,campanulando.


¹Alphonsus de Guimaraens Filho* Mariana, MG. - 3 de Junho de 1918 d.C

quinta-feira, novembro 22, 2007

O Direito ao Delírio




Que tal começarmos a exercer


O direito de sonhar?


Que tal se delirarmos um pouquinho?




No próximo milênio, o ar estará limpo de todo veneno


O televisor deixará de ser o membro mais importante da família


As pessoas trabalharão para viver, em vez de viver para trabalhar.


Os economistas não chamarão nível de vida o nível de consumo, nem chamarão qualidade de vida a quantidade de coisas.


Ninguém será considerado herói ou tolo só porque faz aquilo que acredita ser justo, em vez de fazer aquilo que mais lhe convém.



A comida não será uma mercadoria, nem a comunicação um negócio, porque comida e comunicação são direitos humanos.



A educação não será um privilégio apenas de quem possa pagá-la. A polícia não será a maldição daqueles que não podem comprá-la.



A justiça e a liberdade, irmãs siamesas condenadas a viverem separadas, voltarão a juntar-se, bem unidas ombro com ombro.



E os desertos do mundo e os desertos da alma serão reflorestados.



Eduardo Galeano* Montevidéu,Uruguai - 03 Setembro 1940 d.C.

Amigos e Santos


Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer,mas pela pupila.


Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.


A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.


Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.


Deles não quero resposta, quero meu avesso.


Que me tragam dúvidas e angústiase agüentem o que há de pior em mimPara isso, só sendo louco.


Quero os santos, para que não duvidem das diferençase peçam perdão pelas injustiças.


Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.


Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.


Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.


Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.


Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.


Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidadesua fonte de aprendizagem,mas lutam para que a fantasia não desapareça.


Não quero amigos adultos nem chatos.


Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;e velhos, para que nunca tenham pressa.


Tenho amigos para saber quem eu sou.


Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios,crianças e velhos, nunca me esquecerei de que normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.


Oscar Fingall O'Flahertie Wills Wilde


* Londres, Inglaterra - 16 deOutubro de 1854 d.C


+ Londres, Inglaterra - 30 de Novembro de 1900 d.C


domingo, julho 08, 2007

Viva o Cristo.


Foto: RICARDO ZERRENNER

A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi eleita neste sábado, em Lisboa, uma das sete novas maravilhas do mundo. Em primeiro lugar ficaram as Muralhas da China, em segundo as ruínas de Petra, um enclave arqueológico na Jordânia, e em terceiro o Cristo. Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas, no Peru, ficou em quarto, a pirâmide de Chichen Itza, uma cidade arqueológica maia, no México, em quinto, o Coliseu de Roma em sexto e o Taj Mahal, mausoléu situado em Agra, na Índia, em sétimo.O certificado que conferiu ao Cristo a eleição de uma das novas maravilhas do mundo foi entregue ao técnico de futebol Felipão. A cerimônia, que teve a participação de estrelas e personalidades, foi apresentada pelo ator britânico Ben Kingsley e a atriz americana Hillary Swank.O ex-astronauta Neil Armstrong, a atriz e cantora Jennifer Lopez e o primeiro-ministro português José Socrates, presidente em exercício da União Européia (UE), estavam entre os presentes.A superprodução foi transmitida para mais de 170 países. Os organizadores afirmam que a audiência estimada em 1,6 bilhão de espectadores ao redor do mundo. A primeira parte foi dedicada à proclamação das sete maravilhas de Portugal, que não tem nenhum lugar na competição mundial. A cerimônia não tem apoio unânime e a Unesco, que se dedica ao patrimônio mundial, decidiu não participar do evento. - TI.






quinta-feira, julho 05, 2007

Verso & Reverso







quarta-feira, julho 04, 2007

Esperança


"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar, que daqui para diante vai ser diferente."


" Carlos Drummond de Andrade"


A Musica


"A música. Ouvida sem ser vista, e pressentidano imprevisto da seqüência firme de um cálculo de pausas e alturas: o mundo sem palavras, o movimento imóvel."


"Joseph Haynd"


segunda-feira, outubro 02, 2006

Não importa onde você parou.

Não importa onde você parou. Em que momento da vida você cansou. O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado.
Chorou muito? Foi limpeza da alma.
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.
Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos.
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora.
Onde você quer chegar? Ir alto? Sonhe alto! Queira omelhor do melhor, queira coisas boas para a vida, pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos, se pensamos pequeno coisas pequenas teremos.
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmentelutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida." Porque eu sou do tamanho daquilo que vejo, e não dotamanho da minha altura."( Carlos Drummond de Andrade )